CRF 230 - Dicas de como preparar sua moto para trilha
ATENÇÃO: Estas são dicas básicas voltadas a iniciantes, caso seja piloto profissional procure os serviços em oficinas especializadas em preparações.
Deixe sua dica, nosso Blog é construído a cada dia com a participação de todos.
Todos sabemos que as motos nacionais são muito utilizadas no meio Off Road, seja para uma trilha de final de semana ou em competições. Sabemos também que, bem preparadas, elas se saem muito bem, afinal, a “peçinha” que vai atrás do guidão faz muita diferença. Exemplo disso é o famoso piloto Sandro Hoffmann, que com uma Tornado foi Pentacampeão Brasileiro de Enduro, competindo contra motos “especiais” famosas do mundo inteiro. Daremos aqui algumas dicas de preparação partindo de uma moto original de rua. Obs.: clique nos links para ver os produtos indicados.
CRF 230
Atual “Vedete” do Mercado Off Road nacional, a CRF 230 tem se destacado muito devido ao seu bom desempenho em Trilhas e Provas. Dona de um corpo magro e de um baixo peso, a moto possui uma boa potência, suficiente para superar qualquer obstáculo. As suspensões são firmes, como manda o Off Road. Apesar de já estar “papando várias” nas competições e de já vir “pronta p/ brincar” de fábrica, ainda é possível melhorá-la um pouquinho, veja:
1) Ponteira: A Ponteira Original é de Aço. Você pode substituí-la por uma de Alumínio como a V Pro da Pro Tork, a DEVIL ou a Power Core 2, que já vem com a curva com sistema bomber,melhorando as respostas e o desempenho de sua CRF além de deixá-la com um visual arrasador.
2) Protetor de Mão: Acessório de proteção muito importante, pois nas trilhas ou competições as mãos ficam muito expostas a impactos contra árvores ou mesmo por objetos lançados por outras motos como pedras. Além disso, ajudam a proteger os manetes em caso de queda. Você pode instalar um Protetor de Mão Fechado comum, ou um mais resistente, como o protetor de mão fechado com alma de alumínio, pois possui uma barra de aluminio em seu interior.
3) Guidão: Retire o original de Aço e instale um de Alumínio. Além de deixar sua moto mais leve, ele também é mais resistente, e muito mais bonito. Existem guidões de alumínio 22 mm (que possuem barrinha central para instalar equipamentos de navegação e enduro), guidões 28,5mm chamados de Fat Bar e 31,75mm conecido como Super Fat são mais resistentes que os comuns.
4) Number Plate ou Carenagem: Você pode dar um visual diferente e exclusivo instalando uma carenagem mais moderna, bonita e mais atual ou ainda, se não for utilizar o farol, colocar um Number Plate, que tem custo mais acessível e deixa a moto mais leve.
5) Paralamas: Além de dar um visual bem mais moderno e bonito, conserva os plásticos originais de sua moto, permitindo que você monte de volta para vendê-la. Para CRF 230 as fábricas lançaram kits de plásticos no modelo 2015 especiais com intuito de mudar a cor tradicional vermelha por outras: Já pensou sua CRF toda preta, branca, verde, laranja KTM… Coloque também uma Lanterna de LED na traseira, pois oferece mais segurança e deixa a sua moto com um visual incrível.
6) Manoplas: Você pode colocar Manoplas específicas para Off Road, Pretas ou Coloridas. Além de dar mais pega, facilitando a pilotagem, dá um novo visual a sua moto, principalmente se for da mesma cor do Protetor de Mão.
7) CDI: Substitua o CDI original por um apropriado, o CDI Servitec sem Limitador de Rotação. O CDI original limita os giros em alta rotação, impedindo que você utilize toda a faixa do motor. Com o CDI Servitec o limite fica livre para você aproveitar melhor toda a faixa de potência.
8) Gráfico e Adesivagem: Dê um novo visual a sua CRF, ela merece: Existem gráficos com designs exclusivos que acompanham inclusive capas de banco, deixam um visual arrasador e a moto com cara de nova, e você ainda por personalizar com seu nome e número.
9) Protetor de motor: O original é de plástico, adquira um de alumínio por apenas e evite estragos no carter.
10) Caixa do Filtro de Ar: Se você colocar uma Ponteira esportiva, isso aumentará a vazão de saída dos gases do motor. Para compensar, você precisa aumentar a vazão do ar de entrada. Para isso, faça alguns furos na caixa do Filtro de Ar.
Mas atenção: procure fazer os furos na parte superior da Caixa, no mesmo nível ou acima do furo original, para que ao passar pela água a mesma não entre dentro da caixa. Escolha também um lugar “escondido” para dificultar a entrada de muita poeira.
11) Protetor de Quadro: O protetor de quadro impede que a Bota danifique a pintura do quadro de sua moto, além de dar a ela um visual incrivelmente diferente, com design agressivo.
12) Cinta desatoladora ou Saca Rôia: A cinta desatoladora é instalada na frente da moto e na parte traseira e usada nas horas de sufoco, para puxar ou desatolar a moto. Quando vc atolar vai lembrar muito dela…
13) Tanques plásticos: Os tanques deixam a moto mais leve e preservam o tanque original da moto.
14) Pneus e travas: A trava para Pneu impede que o pneu “escorregue” sobre o aro, o que causaria o furo da Câmara de Ar. Mesmo com a pressão dos pneus baixas (o que é comum no fora de estrada), a trava dificulta que a Câmara seja furada.
Espero que essas dicas ajudem!!!
Acesse nosso site e verifique valores e detalhes dos itens acima:
http://www.tribostrilhas.com.br/navegacao.php?agrupador_busca=10